As férias de Verão, para alguns, são o momento alto e mais esperado do ano. Calor, sol e praia são os elementos mais almejados desta época do ano! Viajar, conhecer outros destinos de praia ou não, é também uma actividade muito requisitada na satisfatória pausa laboral.
Seja cá dentro, ou lá fora, é indispensável planear a saída, principalmente se incluir levar crianças ou idosos.
De acordo com o destino, pode ser recomendável fazer antecipadamente (cerca de 4 a 6 semanas antes) a Consulta do Viajante. É importante estudar com o médico quais os destinos a visitar, roteiros e tipo de férias de forma a serem indicadas as medidas a tomar, sejam:
Farmacológicas – vacinas da Febre Amarela ou Hepatite A (ou outras) se for viajar para paises onde as doenças sejam endémicas; profilaxia da Malária; prescrição de medicamentos sujeitos a receita médica a ser utilizados em casos muito específicos e mediante determinados sintomas que o médico poderá orientar e recomendar;
Preventivas – como a não utilização de água da torneira para beber em países onde a qualidade da água canalizada possa não estar garantida; utilização de repelentes próprios para mosquitos transmissores de doenças como a Malária e o Dengue (por exemplo); não ingestão de fruta com casca ou que não tenha sido preparada pelo próprio; cuidados com o sol, calor e hidratação; entre outras…
Além disso, é indispensável incluir na bagagem um “kit” de farmácia, com produtos básicos que permitirão responder rapidamente a pequenas emergências estivais.
“Kit” de Férias
· Medicamentos de toma habitual – sempre para mais 1 semana além da estadia prevista
· Anti-diarreico e laxante – por vezes um probiótico pode resolver ambas as situações
· Medicamentos para as náuseas e vómitos – de movimento ou para alterações gástricas
· Um antipirético e um analgésico – considerar adultos e crianças
. Anti-histamínico
· Cremes de protecção solar elevada – mais vale a mais do que a menos; o Sol é significativamente mais forte quanto mais próximo do equador o país de destino estiver. Na dúvida, SPF 50+ para todos.
· Um creme calmante para irritações e queimaduras solares
· Prevenção e tratamento das picadas de insectos
· Acessórios associados a pequenos eventos (sobretudo com crianças) – soro fisiológico, solução para limpeza e desinfecção de feridas, creme cicatrizante antibacteriano, pensos (normais e à prova de água), ligaduras, kit de tesoura, pinça e lima, adesivo;
· termómetro
Este Kit é apenas uma sugestão. Deve ter em consideração o seu estado de saúde e aqueles sintomas que lhe “aparecem sempre!”. Se é propensa a infecões fúngicas vaginais, por exemplo, em ambiente de praia e piscinas, talvez seja boa ideia levar gel ginecológico adequado e um tratamento para a candidíase ou fazer prevenção oral com suplementação. Se já sabe que tem tendência para prisão de ventre nas férias, talvez seja boa ideia ir reforçando a sua alimentação com fibras e talvez iniciar um probiótico ainda em casa.
Fale e conte com o seu farmacêutic@ e médic@ para planear as suas férias de modo a que corram da melhor maneira possível!
Boa Viagem!!!